sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Farmácia Popular passa a ter gratuidade em todos os medicamentos e itens

 

O Programa Farmácia Popular passar a ter total gratuidade a partir desta quinta-feira, 13. De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, todos os 41 produtos da iniciativa, entre medicamentos e itens como fralda geriátrica, passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.

Medida deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano. Com a ampliação da gratuidade, que antes era voltada a 39 produtos, dois novos itens passam a ser ofertados sem custo também, sendo eles:
A Dapagliflozina: medicamento utilizado no tratamento da diabete associada à doença cardiovascular.
Fraldas geriátricas: para públicos como pessoas com 60 anos ou mais.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou sobre a medida no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF), realizado nesta quinta.

"Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, destacou na ocasião.
 
Nova fase de credenciamento

Ainda de acordo com Governo, Nísia também informou, além da ampliação da gratuidade, "uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa", o que permite que novos estabelecimentos possam se cadastrar, ampliando a rede de atendimento.

“Abrimos o credenciamento para 758 cidades que ainda não contavam com o Farmácia Popular. Esse programa estava destruído no governo anterior, com relatórios do TCU e CGU, mas graças à Emenda da Transição e empenho do presidente Lula, conseguimos retomá-lo”, disse a ministra.

Fonte: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário