Quatro dos cinco voos regionais da Azul Conecta (subsidiária sub-regional da Azul Linhas Aéreas) para o interior do Ceará serão suspensos a partir da primeira quinzena de março, após dois anos e meio de operações.
O cancelamento dos voos da Conecta envolve as cidades de Sobral, Iguatu, Crateús e São Benedito. Apenas Jericoacoara (Cruz) manterá frequências com a subsidiária.
Segundo a Azul, fatores como o aumento “brutal de custos”, a subida forte do dólar e dificuldades com a cadeia de suprimentos aeronáuticos em todo o mundo foram decisivos para a decisão ora tomada.
Contudo, a Azul informa que as análises são cíclicas e que por hora “trata-se apenas de suspensão”: “num próximo ciclo, poderíamos reavaliar a situação dos voos”, disse Grandolfo.
Os voos da Azul Conecta foram lançados no segundo semestre de 2022 em parceria com o governo do Ceará para o desenvolvimento da aviação regional e interiorização da aviação.
As rotas difundiram a aviação comercial regular por todas as regiões do Estado, enquanto rendia menores alíquotas de ICMS sobre querosene de aviação para a Azul Linhas Aéreas no Ceará.
Ocorre, porém, que as ocupações dos voos, conforme sempre noticiadas, eram baixíssimas, médias menores que 30%.
Os problemas pareceram visíveis quando a Azul informou o fim das operações em Aracati, que tinha as piores ocupações entre todas as cidades atendidas com voos regionais.
Com uma base a menos, não adiantou a Azul incrementar frequências de duas para três semanais, posicionar todos os voos diretos entre Fortaleza e o Interior (São Benedito, Sobral, Iguatu, Crateús) e ajustar os dias das frequências para segundas, quartas e sextas, dias mais apropriados para quem trabalha: as ocupações continuaram marginais.
Fonte: TV Zap News
Nenhum comentário:
Postar um comentário