segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Implantados novos serviços e setor de politrauma, no Hospital Regional do Sertão Central de Quixeramobim

 

Mais um importante passo no fortalecimento da regionalização da saúde do Ceará foi dado nesta segunda-feira (19). O Governo do Ceará implantou o setor de politrauma e outros novos serviços no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) para atender aos 20 municípios da região. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretaria da Saúde, Tânia Mara Coelho; e outras autoridades.

Agora, o HRSC conta com urgência e emergência 24 horas para pacientes com intercorrências de trauma, como Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Ferimento por Arma Branca (FAB), Ferimento por Arma de Fogo (FAF), queda da própria altura e acidentes de trânsito. Com isso, os casos da região passam a ser atendidos em Quixeramobim, evitando a necessidade de deslocamento para atenção especializada em unidades de saúde de Fortaleza ou no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.

O HRSC funciona para cuidar de mais de 600 mil habitantes dos 20 municípios da Superintendência Regional de Saúde do Sertão Central, que são: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Nesse compromisso de desafogar a rede de saúde pública da Capital e regionalizar a assistência, foram entregues 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 33 leitos de observação e duas novas salas de cirurgia. Além disso, o hospital passa a oferecer serviço de Urologia, e exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) – procedimento de imagem usado no diagnóstico e tratamento de doenças da vias biliares.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, enfatizou a importância de concluir a oferta de serviços médicos no Sertão Central. “Nós trabalhamos em rede para o nosso paciente ser atendido na hora certa e no lugar certo. Isso aqui garante que, não só o trauma, mas paciente com AVC (Acidente Vascular Cerebral) e pacientes que precisem de outros atendimentos não sejam referenciados para Fortaleza, passem a ter atendimento aqui”.

Com as entregas realizadas, o HRSC passa a ter 100% da sua capacidade operacional, somando um total de 254 leitos. Projeta-se que, por mês, cerca de 500 atendimentos sejam realizados no serviço de politrauma do HRSC, totalizando aproximadamente 2.500 mil atendimentos até o final do ano.

O diretor-geral do hospital, Cristiano Rabelo, enfatizou que, com os novos serviços entregues, o compromisso da equipe é entregar “um serviço de excelência”. “Trazer mais esse serviço para a nossa região é um pedido antigo da população. Então, a alegria é da população geral, dos nossos pacientes, mas também dos funcionários”, comentou. Para dar conta da nova demanda, 300 novos profissionais que estão sendo admitidos. “Temos a certeza que aqui será entregue um serviço humanizado e de excelência para a população cearense”, concluiu.

Regionalização

Em menos de dois anos, já foram entregues dois serviços de Oncologia especializada e dois serviços de politrauma para o Interior, nos hospitais regionais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. “Nosso objetivo e compromisso é que, cada vez mais, a gente amplie a atenção especializada, os atendimentos de alta complexidade para todo o Estado do Ceará. É uma ampliação de atendimento, garantindo qualidade e humanização”, afirmou Tânia Mara Coelho.

Fonte: Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário