sábado, 24 de agosto de 2024

Funceme explica motivo do aspecto cinza do céu observado em Tauá e outros lugares

 

A Funceme divulgou nessa sexta-feira (23), uma nota que explica o céu cinza observado em Tauá e outros Municípios do Ceará. O aspecto cinza do céu é em parte devido à baixa umidade relativa do ar característica desta época do ano, que facilita o transporte de aerossóis da superfície para a atmosfera, como, por exemplo, poeira e material particulado diverso. Mas o principal motivo é a presença de fumaça em baixos, médios e altos níveis da troposfera, que é a camada da atmosfera mais próxima da superfície (até cerca de 15 km acima da superfície).

A presença de fumaça é devido à ocorrência de queimadas na região Amazônica, no Pantanal e de forma pontual em outras regiões, que devido à circulação atmosférica, acaba sendo transportada pelo vento para todas as regiões do Brasil, porém de forma mais difusa. Também há presença de material particulado e de fumaça de origem remota, como, por exemplo, devido a queimadas que ocorre no continente Africano, que posteriormente é transportada pelo vento de Leste sobre o Oceano Atlântico na direção do Nordeste do Brasil. Também há contribuição local, devido a focos de calor e incêndios pontuais que ocorrem, ainda em pequena quantidade, no interior do Nordeste do Brasil.

Lembrando que esta época do ano é favorável para a manutenção do fogo, pois é um período seco na maior parte do Brasil, e a combinação de calor, umidade baixa e vento forte favorece a manutenção, e o desenvolvimento dos focos de calor e dos incêndios.

Com informação da Funceme


Nenhum comentário:

Postar um comentário