As antenas parabólicas tradicionais vão parar de funcionar até o final deste ano, segundo definição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Porém, quem ainda usa o modelo antigo para receber sinal de TV aberta deve substituir o equipamento pela antena digital já nos próximos dias.
Embora o encerramento definitivo de todos os sinais via satélite de parabólicas antigas esteja marcado para dezembro, algumas transmissões param de funcionar já em agosto.
A Globo, por exemplo, anunciou para 18 de agosto o desligamento do sinal analógico em todo o Brasil. O SBT também vai sair do ar nas parabólicas no mesmo dia. Record, Band e Rede TV! Já não transmitem mais na rede antiga.
A perda do sinal também pode acontecer antes do esperado, quando a Anatel ativa o sinal da tecnologia5G na região. Por isso, é recomendado trocar o equipamento o mais rápido possível.
Troca de antena parabólica para digital é gratuita
A troca da antena parabólica pela digital precisa ser solicitada pelo próprio cidadão. A entidade Siga Antenado — criada por determinação da Anatel —, por exemplo, ajuda brasileiros cadastrados em programas de baixa renda a obter o novo modelo de antena de graça.
É possível também encontrar para compra na internet e em lojas físicas pacotes que incluem a antena digital, o receptor do sinal e os cabos necessários.
Apesar de obrigatória, a troca da antena garante vantagens aos espectadores de televisão, como melhor qualidade de imagem e som, assim como maior variedade de canais, sem ter que pagar por isso.
Por que o sinal analógico vai parar de funcionar?
Para iniciar a operação do 5G no Brasil, a Anatel definiu a interrupção obrigatória do sinal analógico. As antenas parabólicas recebem o sinal de TV aberta na mesma faixa de frequência da internet móvel de nova geração (Banda C). Por isso, os dois sistemas não podem existir ao mesmo tempo.
Desde 2022, a Anatel promove a substituição gradual das antenas parabólicas pelas digitais. A mudança visa evitar que os equipamentos sofram interferência — o famoso “chuvisco” — por causa do sinal de 5G.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 23 milhões de domicílios no Brasil ainda assistem à TV aberta via antena parabólica. Por isso, tanto governos estaduais quanto municipais e as emissoras de televisão fazem campanhas para substituir todos os equipamentos até dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário