quarta-feira, 24 de julho de 2024

Golpe SMS Correios: mensagem sobre pedido taxado é falsa

 

Golpistas estão usando o nome dos Correios para aplicar um golpe exigindo o pagamento de supostas encomendas taxadas e retidas na alfândega. O caso foi compartilhado por internautas no X (antigo Twitter). Nos relatos, é possível observar que, apesar de indicarem estar atrelados à empresa nacional de entregas, a maioria dos comunicados encaminha para o site rastreiosdobrasil.com, sem vínculo com os Correios. O link encaminha para uma falsa central de atendimentos, que exige o pagamento de uma taxa.

A fraude acontece em um momento marcado por novas regulamentações do Governo Federal em relação a compras realizadas em sites estrangeiros, como Shopee, Shein e AliExpress, por exemplo. Caso taxado, o usuário recebe a informação pelo site e aplicativos oficiais dos Correios. A empresa não utiliza mensagens via SMS como canal oficial de comunicação. Nas próximas linhas, entenda mais detalhes sobre o Golpe dos Correios e relatos de internautas nas redes sociais sobre o caso.

Falhas no suposto site entregam a fraude

Golpes por phishing acontecem comumente via SMS. Fraudadores enviam mensagens apelativas para usuários, para assim ativar o gatilho de urgência neles. Nesse caso, a ideia é causar pânico em compradores, ao indicar que compras realizadas pela Internet teriam sido taxadas. Com o pagamento do valor, o suposto produto poderia assim ser entregue ao destino.

No golpe dos Correios, criminosos usam, além do SMS, também mensagens via WhatsApp. Relatos do X (antigo Twitter) apontam que após clicar no link indicado pela mensagem, usuários eram encaminhados para uma falsa central de atendimento dos Correios. A página exigia o pagamento da taxa. No entanto, ao vasculharem o domínio, internautas observaram que algumas abas do site, como “Ouvidoria” e “Central de atendimento” apresentavam inconsistências. Ao serem clicadas, sempre retornavam à página inicial. A partir desta constatação, diversos usuários aproveitaram para denunciar o golpe, e assim evitar que outras pessoas fossem vítimas dos golpistas.

O TechTudo procurou os Correios para comentar o caso. Em nota, a empresa informou que acionou a Polícia Federal assim que teve conhecimento sobre o caso.

"Os clientes podem verificar no site dos Correios (https://www.correios.com.br/falecomoscorreios/seguranca/seguranca) quais tipos de mensagens são verdadeiras. A empresa alerta que não entra em contato por WhatsApp com os clientes e orienta a usar sempre o site oficial dos Correios (www.correios.com.br) e os perfis oficiais nas redes sociais. As mensagens enviadas pelos Correios aos clientes sempre irão direcioná-los para o site da empresa (www.correios.com.br/ ou https://minhasimportacoes.correios.com.br/ ); ou para o app", ressaltou

Fonte: Techtudo

Um comentário:

  1. Todo cuidado ! Eu mesma recebi , mas desconfiei e fui até a agência e nada de taxa!! Golpistas , soltos em tudo!!! Fiquem alertas! Desconfiem de mensagens vindas de SMS e com links.

    ResponderExcluir