Foi realizada na noite desta quinta-feira (06), no auditório da Praça Pec, a primeira reunião para tratar sobre a realização do Campeonato Tauaense de futebol de campo da primeira Divisão. A última edição da competição foi realizada em 2019, ainda na gestão do ex-prefeito Fred Rego. A reunião foi convocada e comandada pela Secretaria de Esportes do Município, através do Secretário Mazinho Loiola e do assessor Carlinhos e do Presidente da LTD, Marcio Oliveira.
Das 11 equipes que participam atualmente da primeira divisão, 10 enviaram representantes para reunião, apenas o Grêmio de Santa Teresa não enviou, mas vai participar normalmente. Estiveram presentes representantes do Cruzeiro, Marruás, Guaribas, Tec, Vera Cruz, Belo Alto, Maguary, Marrecas, Castelo e América de São José.
Várias decisões já foram tomadas, como sobre o início da competição que deverá ser no dia 02 de agosto, uma sexta-feira e os jogos sendo realizados todas às terças e sextas, a partir das 20h no Estádio Gerrardão.
A premiação total será de R$ 25 mil reais, com 15 mil para o campeão e 10 mil para o vice, e cada equipe ainda vai ganhar um uniforme com 22 camisas.
Foi aprovada a em votação, que cada equipe poderá contratar 06 jogadores, os chamados jogadores de fora, de qualquer Município, como reforços. Serão considerados os chamados jogadores de casa, os nascidos em Tauá ou que apresentarem o comprovante de votação na última eleição, em 2022.
O valor dos ingressos foram definidos e o torcedor masculino vai pagar R$ 10,00 e o ingresso feminino R$ 5,00. A distribuição da arrecadação será com 10% do valor bruto, para a Liga, 60% para o ganhador da partida e 40% para o perdedor.
Em todas às partidas o árbitro central será da Federação Cearense de Futebol e os assistentes serão locais, do quadro da LTD.
A Polêmica maior na reunião foi sobre a forma de disputa da competição. Como o número de participantes é impar, 11, faltou consenso sobre todas às sugestões apresentadas e depois de muita discussão, chegou a decisão que serão 03 chaves, duas com quatro equipes e uma com 03 equipes, se classificando 03 equipes das duas chaves de quatro e duas da chave de 03, indo 08 equipes para a segunda fase no sistema mata/mata. Não haverá rebaixamento e o campeão da segunda divisão vai formar um total de 12 participantes para o ano que vem. A composição das chaves será mediante sorteio, na próxima reunião, já marcada para a próxima quinta-feira (13).
Repórter Edy Fernandes
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