O Núcleo da Perícia Forense dos Inhamuns, em Tauá, voltou a emitir a Carteira de Identidade. O serviço estava suspenso devido à adaptação do sistema para emissão do novo modelo da carteira.
O documento substituirá o modelo antigo do RG. O objetivo da mudança é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. O novo RG trará o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país” na Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, não deve conter mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”.
O motivo da unificação entre o novo RG e o CPF será para utilizar apenas o CPF como identificador da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O número será válido em todo o país, diminuindo assim a probabilidade de fraudes, visto que, na regra antiga, era possível que cada pessoa tivesse 27 números de RG diferentes, sendo um para cada estado onde ela emitisse o documento.O atendimento é por ordem de chegada, no horário de 07h às 17h . Atende 20 pessoas pela manhã e 20 no período da tarde.
Documentos necessários: certidão de casamento ou de nascimento, CPF, comprovante de residência, originais e cópias. A primeira via é gratuita para todas às pessoas.
Um alerta do Núcleo da Perícia Forense é que a prioridade é para quem está precisando com urgência da identidade, os demais não precisam se apressarem, pois tem até 2032 para trocarem o documento.
Repórter Edy Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário