O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) registrou, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, o recolhimento de 94 animais, os quais se encontravam em situação de abandono, às margens das rodovias estaduais (CEs), e representavam riscos de acidentes ou sinistros nas vias durante o Carnaval, onde geralmente há uma maior movimentação de veículos. O trabalho é realizado para se evitar sinistros nas estradas e preservar vidas, dos condutores e dos próprios animais.
Do total de espécies apreendidas, 47 são asininos (jumentos), 13 bovinos, 16 caprinos e 11 equinos, entre outros, que foram encaminhados a pontos de apoio nas sedes regionais do Detran-CE. Os tutores e responsáveis, devidamente identificados, têm até sete dias para se apresentarem (a contar da data da apreensão) e realizarem a devida retirada dos animais. Caso isso não aconteça no prazo determinado, estes são encaminhados para serem criados na Fazenda do órgão estadual de trânsito, localizada no município de Santa Quitéria, a 226 km de Fortaleza, onde são pesados, vacinados e alimentados.
O Detran-CE reforça a todos que, ao visualizar animais soltos às margens das CEs, é importante denunciar, através do número (85) 3101-4782 ou pelo 190, da Polícia Militar do Ceará para o devido recolhimento. O trabalho de recolhimento de animais é feito por equipes especializadas, que percorrem até 450 km por dia, e utilizam 14 caminhões de transporte, além dos equipamentos especiais e necessários para a execução do procedimento, com segurança.
Com informação do Detran
Nenhum comentário:
Postar um comentário