segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Câmara aprova vários projetos e vereador Alaor retorna ao legislativo

 

Foi realizada nesta segunda-feira (27), sob o comando do Presidente Erico Lima, a 39ª sessão ordinária da atual legislatura da Câmara Municipal de Tauá. A sessão teve como novidade mais uma alteração na composição do legislativo tauaense, com a volta do vereador Alaor Mota, PP. Ele estava licenciado e a expectativa era de voltar só no ano que vem. O parlamentar foi à tribuna e explicou a antecipação do seu retorno. 

Segundo o vereador Alaor, houve um compromisso para dar oportunidade para todos os suplentes do partido, é tanto que atualmente o suplente Quincas Bibiano, estava assumindo a vaga e o próximo seria o suplente Tarcisio. Na última sexta-feira (24), o primeiro suplente, Tiago Gonçalves, protocolou o seu pedido para assumir a vaga no legislativo. Segundo o vereador Alaor, foi descumprido um acordo que existia e por isso ele retornou nesta segunda-feira. 

Na ordem do dia vários projetos foram aprovados, principalmente com a concessão de títulos de cidadania tauaense. A sessão solene para entrega de títulos e medalhas, será no dia 14 de dezembro e por isso os parlamentares se apressam na apresentação de matérias com homenagens. 

Projeto da vereadora Poliana Lima, dispõe sobre a concessão da “Medalha do Mérito Legislativo Prefeito Antonio Jataí Sobrinho" a Sra. Francisca Eulina Gonçalves Pinto. Ela é pastora e uma das fundadoras da Igreja Filadélfia de Tauá. É dela também projeto que concede Título de Cidadania Tauaense a Sra. Luana da Silva Teixeira Nogueira, esposa do pastor Marcelo, é empreendedora. Outro projeto concede Título de Cidadania Tauaense ao Sr. Eduardo Souza Feitosa, que é pastor.

Dois projetos de concessão de título de cidadania de autoria do vereador Argentino Filho também foram aprovados. Os homenageados são o Sr. Gerôncio Gonçalves da Silva, natural de Parambu e a senhora Maria de Fátima dos Santos, natural do Estado de Alagoas. 

Ainda foi aprovado o projeto que Altera a Lei Municipal n° 2575 de 23 de dezembro de 2020, de autoria dos membros da Mesa Diretora, Erico Lima, Marco Aurélio e Chico Neto. Na prática o projeto cria três cargos para gestão da procuradoria da mulher que será implantada na Câmara Municipal. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade dos presentes. 

Apenas um projeto foi rejeitado, de autoria do vereador Fúlvio Gonçalves, que dispõe sobre a suspensão da cobrança excessiva da Contribuição de Iluminação Pública -CIP, acima das alíquotas estabelecidas nos anexos I e II da Lei Municipal nº 2671, de 24 de maio de 2022. A matéria gerou uma ampla discussão antes da votação, com a participação de vários parlamentares. No plenário o projeto foi rejeitado com 10 votos contra e 04 votos a favor. 

A Câmara Municipal volta a se reunir na próxima segunda-feira (04), quando acontecerá a eleição da futura Mesa Diretora, já marcada para às 16h e em seguida a penúltima sessão ordinária do ano de 2023. 

VEJA A PAUTA 

ASSISTA A SESSÃO

Repórter Edy Fernandes 


2 comentários:

  1. Título de cidadania, que não tem importância para população, é aprovado, porém , projeto para beneficiar a população, como revisão no abuso da Taxa de iluminação pública é rejeitado. Tem vereador que ganha bem só pra homenagear as pessoas . Falta de respeito e compromisso


    ResponderExcluir
  2. Parece que alguns vereadores em Tauá só ganha pra dá título de cidadania que não tem nenhuma relevância pra população e quando tem um projeto que beneficia à população eles rejeita parece piada mais isso que temos pra hoje.

    ResponderExcluir