A Câmara Municipal de Tauá realizou nesta segunda-feira (23), a 34ª Sessão Ordinária da atual legislatura, comandada pelo Presidente Erico Lima. O principal debate na sessão foi sobre sistemas de abastecimento de água, especialmente da localidade de Lustal. São mais de 160 famílias que estão sofrendo com a falta de água, há mais de 90 dias. Foi aprovado pela Câmara um requerimento, de autoria do vereador Helder Castelo, convidando os representantes do Sisar, gestor do sistema de abastecimento do Lustal, para prestar esclarecimentos. Os diretores do Sisar, José Dionride e Alex Pinho, estiveram presentes na sessão e fizeram esclarecimentos, sendo ainda sabatinados por parlamentares.
Segundo o gerente técnico, Alex, o problema do Lustal é a falta de água, já que antes aproveitava o sistema da adutora do Trici e agora não tem mais água. Foi tentada uma alternativa, um bombeamento de retorno do sistema da Cagece, mas não funcionou. A solução definitiva será a implantação de uma tubulação da sede de Tauá para injetar na tubulação da Cagece, o que deve levar ainda mais de 20 dias. A água do Arneiroz II será levada para abastecer às familias do Lustal, em uma distância de 14 kms de bombeamento. De forma emergencial serão perfurados dois poços, em parceria com a prefeitura, nessa terça-feira (24), com os locais já marcados. O vereador Helder Castelo questionou o trabalho do Sisar, considerando que presta um serviço inoperante e sem qualidade.
O gerente administrativo, José Dionride, foi questionado pelos vereadores Helder e Fúlvio Gonçalves, sobre uma dívida do Sisar com a Enel, que teria ocasionado o corte da energia do sistema do Lustal. Ele admitiu a dívida, que seria uma dívida antiga, do ano de 2018, em torno de R$ 6.000,00. Segundo o diretor, a dívida não é problema e logo que for encontrada a demanda da água será resolvida a situação junto a Enel. Toda a fala está no link da sessão abaixo.
Na pauta, muitas indicações, moções e projetos e um requerimento. Na ordem do dia foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Marco Aurélio, que concede ao Sr. Dennis Bzyl Feitosa, a "Medalha Vereador Francisco Soares de Carvalho. A matéria foi aprovada por unanimidade. Foi aprovado também projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Genival Coutinho, que concede Título de Cidadania Tauaense ao Sr. Francisco de Vasconcelos Neto. O projeto também foi aprovado por unanimidade. O homenageado é o Tenente Coronel Vasconcelos, que comanda a Polícia Militar na região.
Foi para votação também um requerimento de autoria do vereador Fúlvio Gonçalves, que solicita envio de Ofício para o Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização -IE para o mesmo apresentar a relação de seus colaboradores a serviço do Município de Tauá nas atividades de apoio à gestão de saúde e serviços de assistência social, indicando início, natureza e regime jurídico das contratações. O requerimento foi rejeitado com 8 votos contra e 4 votos a favor.
Repórter Edy Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário