terça-feira, 15 de agosto de 2023

Evento que causou apagão ocorreu no Ceará


O apagão nacional desta terça-feira (15) foi ocasionado após um evento no Ceará, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa. Ainda não se sabe a natureza da ocorrência, mas conforme Silveira, "uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento".

"O que se sabe é que para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes. E um desses fatos já está detectado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e aconteceu mais precisamente no norte do Nordeste, mais precisamente no Ceará", comentou o ministro.

Silveira informou ainda que a energia demorou a voltar em estados nordestinos por conta da ocorrência inicial ter sido na região.

O Diário do Nordeste demandou o ONS para mais detalhes sobre o caso, e o Operador informou que está em processo de verificação dos fatos.

Relatório da ONS definirá causa
Um relatório final sobre o incidente deve ser entregue pelo ONS nas próximas 48 horas. Após o documento apontar a causa efetiva, o ministro Alexandre Silveira informou que o Ministério vai trabalhar para "fortalecer o planejamento para evitar quaisquer outros fatos".

Ainda em coletiva, o ministro comentou sobre a hipótese inicial de um evento na Subestação Xingu, que fica próxima a Belo Monte, no Pará, devido à magnitude do sistema. Entretanto, apurações mais detalhadas do ONS detectaram o problema em território cearense.

Maior apagão desde 2009
Esse apagão elétrico afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal e é o maior desde 2009, segundo informações do jornal O Globo. Houve uma queda de 25% na carga total do sistema, que começou a se recuperar por volta de 8h40.

Segundo o ONS, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. No caso do Sul e no Sudeste, a interrupção foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

Fonte Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário