sábado, 22 de abril de 2023

Entra em vigor os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os clientes da Enel Ceará.

 

A partir deste sábado, 22/4, entra em vigor os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os clientes da Enel Ceará. A revisão tarifária prevê aumentos de até 11,54% em 2023.

A decisão impacta 3,8 milhões de unidades consumidoras da Enel-CE nos 184 municípios do Estado. O aumento médio é de 3,06%.

O reajuste para consumidores residenciais é de 4,6%. Para clientes de média e alta tensão (indústrias e grandes comércios) haverá redução de 3,77%.

O índice máximo de reajuste é destinado aos consumidores rurais, de 11,54%.

O processo de revisão tarifária da Enel-CE é realizado a cada quatro anos pela Aneel para "preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão".

Nesta revisão, o aumento de 1,84% no custo com compra de energia e de 1,23% com custos com transporte de energia fizeram com que a distribuidora tivesse esse patamar de revisão na tarifa.

O diretor de regulação da Enel Ceará, Hugo Lamin, explicou que na próxima conta de luz, que o consumidor vai receber em maio, será cobrado um valor proporcional do reajuste. "Até o dia 21 com a tarifa que está vigente hoje e a partir do dia 22 de abril com esses valores anunciados."

Ele reforça que esse procedimento aprovado pela Aneel ocorre em todas as distribuidoras do país. "A Aneel já aprovou nove revisões, e o efeito para o Ceará foi o segundo menor."

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário