quarta-feira, 29 de março de 2023

Bolsa Família de Abril terá mudança no calendário

 

Um novo calendário de pagamento do Bolsa Família começa em três semanas. As mais de 21,19 milhões de famílias beneficiadas pelo programa devem ficar atentas a uma mudança no depósito da parcela de abril que altera um pouco a dinâmica de pagamento.

A Caixa conclui na próxima sexta-feira (31) o calendário do Bolsa Família de Março que está liberando o valor médio de R$ 670. Em menos de um mês, o governo começa a depositar o benefício de abril que também terá novidades no valor da parcela, com a volta do Vale Gás dos brasileiros.

A próxima parcela do benefício será liberada a partir do dia 14 de abril para os inscritos com NIS final 1. Como já é habitual, o pagamento do Bolsa Família é feito nos últimos 10 dias úteis do mês e, por isso, as datas podem sofrer alterações quando existem feriados durante a semana, como acontece no final de abril.

Segundo o calendário, haverá uma pausa nos depósitos na sexta-feira, dia 21, por conta do feriado de Tiradentes. Assim, o grupo de inscritos com NIS final 6 que receberia neste dia tem a parcela prevista para cair somente na segunda-feira, 24 de abril.

Contudo, as famílias podem esperar que esse valor já esteja disponível no Caixa Tem no sábado anterior, dia 22. Isso porque desde o ano passado a Caixa adotou a prática de antecipar o saque para os beneficiários que têm pagamento previsto para as segundas-feiras.

No calendário de abril, quem terá o depósito antecipado serão os inscritos com NIS final 2 e 6.

Nos próximos dias, o Ministério do Desenvolvimento Social e a Dataprev começam a liberar a consulta aos aprovados para receber o Bolsa Família em abril. Para saber a situação do seu benefício a família pode consultar pelo CPF no app do Bolsa Família ou pelo Portal Cidadão da Caixa.

Na folha de março, mais de 1,32 milhão foram excluídos do programa ou tiveram o pagamento bloqueado por três motivos: falta de atualização cadastral, divergências nos dados registrados nas bases do governo ou pelo fim da regra de emancipação do Auxílio Brasil.

De acordo com o MDS, é possível que a família volte a receber o benefício caso comprove que está dentro das regras do Bolsa Família e regularize a sua situação, atualizando as informações do cadastro em um centro de atendimento do seu município. Confira o pagamento de abril: 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário