sábado, 11 de fevereiro de 2023

Vacina bivalente da Covid começa a ser aplicada no Ceará neste mês

 

A nova fase de vacinação contra a Covid no Ceará terá início ainda neste mês. A aplicação da vacina bivalente contra o coronavírus começa no dia 27 de fevereiro, como anunciou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), nesta sexta-feira (10).

O Ceará já recebeu cerca de 32 mil doses do novo imunizante da Pfizer, cuja distribuição aos municípios será realizada já na próxima semana. As informações são do epidemiologista Antonio Lima, secretário executivo de Vigilância em Saúde.

A imunização será realizada de forma escalonada, iniciando por grupos prioritários:
Fase 1Pessoas de 70 anos ou mais, que já têm mais de 4 meses da 4ª dose;
Pessoas a partir de 12 anos em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais;
Pessoas imunocomprometidas;
Indígenas e quilombolas.
Fase 260 a 69 anos;
Fase 3Gestantes e puérperas;
Fase 4Profissionais de saúde;
Fase 5Pessoas com deficiência.

Quem pode tomar a vacina bivalente

Poderão tomar a nova vacina cearenses a partir de 12 anos de idade que já foram imunizados, obrigatoriamente, com pelo menos duas doses da vacina anterior: ou seja, que completaram o esquema vacinal primário.

“Nossa meta é 90% da população alvo, de forma escalonada. A estimativa do Ceará na primeira fase é de vacinar 618.312 pessoas”, complementa Antonio.

A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, é uma atualização da proteção contra o coronavírus, e possui duas fórmulas: ambas com a mesma eficácia, como reforça a empresa.

“A ideia é que esse impulso seja para produção de anticorpos mais específicos para a Ômicron e suas subvariantes”, explica o secretário Antonio Lima.

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário