O pico de frio se deu pela presença de uma massa de ar seco, menos aquecida, em ambiente de ventos mais fracos, contribuindo para a queda das temperaturas noturnas, não somente em Aiuaba, mas também em outros municípios do sul do Estado.
A massa de ar está associada ainda à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), observado nas proximidades da área afetada pelas temperaturas baixas.
De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que deve atuar entre quinta (09) e sexta-feira (10), pode contribuir para que ocorram precipitações, principalmente, na parte oeste do Estado.
Já mais ao sul, as chuvas previstas estão associadas a efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, além da interação dos ventos com o relevo. O sistema de brisa também deve contribuir para que ocorram chuvas nestas regiões.
Especificamente para sexta, a Funceme indica que somente a macrorregião Jaguaribana apresenta condições mais baixas para registros de chuva.
Já para sexta-feira, a tendência é que a faixa litorânea, o Maciço de Baturité, o Cariri e a Ibiapaba apresentem precipitações pontuais logo no começo do dia.
Por fim, no sábado, as condições reduzem relativamente, ficando o sul do Ceará com as maiores chances.
Fonte: Funceme
Nenhum comentário:
Postar um comentário