terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Nos 15 anos do Samu 192 Ceará, 20 novas ambulâncias chegam para renovar a frota, Tauá é beneficiado

 

Atuando há 15 anos no Samu Ceará, o médico intervencionista Gilson Melo diz que é na rua, no atendimento ao cidadão, que ele se sente realizado profissionalmente. Para apoiar profissionais como Gilson e garantir atendimento ágil e de qualidade aos cearenses, o governador Elmano de Freitas entregou, na manhã desta terça-feira (31), em Fortaleza, 20 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. A entrega contou com as presenças de profissionais da saúde, da vice-governadora Jade Romero, secretária da Saúde do Ceará, Tânia Coelho, e outras autoridades, entre deputados e prefeitos.

Dos novos veículos que chegam para renovar a frota, 14 são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a UTI Móvel, e foram comprados pelo Governo do Ceará. As outras seis ambulâncias foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, sendo duas USAs e quatro do tipo Unidade de Suporte Básico (USB).

Ao relembrar a implantação do Samu em todo o Brasil, o governador defendeu a importância de investimento contínuo para ampliar a estrutura e valorizar os profissionais. “Com essa entrega, cobrimos 100% do território cearense. Temos o Samu com a maior cobertura do pais, com nossos 183 municípios. Aguardamos mais 35 ambulâncias para distribuir em nosso estado. Ter mais Samu representa mais condição de proteger a vida do povo cearense. São muitas vidas salvas e sofrimentos atenuados graças à atuação do Samu. Nosso compromisso é fortalecer o Samu Ceará, para continuar sendo o maior e melhor do Brasil. Com o novo Ministério da Saúde, vamos poder realizar ações comuns”, afirmou.

O Samu Ceará teve início em 2008, atuando em 14 municípios. Em 2020, atingiu 100% do território cearense. É o serviço com maior cobertura geográfica do Brasil. São 183 municípios atendidos, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Em 15 anos, foram atendidas 538 mil ocorrências em todo o Ceará.

Desde abril de 2022, o Samu Ceará, que tem gestão tripartite (federal, estadual e municipal), é gerido no estado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), órgão da administração indireta do Estado, vinculado à Secretaria da Saúde. Por sua natureza jurídica, a Funsaúde garante melhor eficiência administrativo-financeira e gestão de pessoal.

Ainda sobre a cobertura estadual, o Samu 192 Ceará possui, atualmente, três Centrais de Regulação das Urgências (CRUs): a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral. Ao todo, são 121 Bases de Apoio e 166 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 29 Unidades de Suporte Avançado (USAs), 131 Unidades de Suporte Básico (USBs) e três motolâncias.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, socorristas e outros profissionais, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita, feita através do número 192. Ao todo, são 1.916 profissionais. São condutores socorristas, distribuídos em 121 bases por todo o Ceará.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário