A prova de vida do INSS passou por recentes mudanças. O método é utilizado para averiguar se o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social ainda continua apto para recebimento do benefício.
A partir de janeiro deste ano, o segurado não é mais obrigado a sair de casa e ir até uma agência bancária para realizar a prova de vida. Agora, a responsabilidade de averiguação é do INSS.
De acordo com declarações do próprio INSS, a prova deverá ser realizada por meio de cruzamentos de dados junto aos órgãos governamentais. O Instituto está estudando a forma mais eficiente para o processo.
Em casos em que tais medidas não forem suficientes para confirmar a vida do segurado, os beneficiários serão notificados e orientados sobre os procedimentos que devem ser adotados.
“A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”, afirma o Instituto Nacional do Seguro Social.
Há risco de segurados terem seus benefícios bloqueados?
Se você é pensionista, aposentado ou recebe algum outro tipo de benefício do INSS, fique tranquilo! Pois continuará recebendo normalmente. Segundo o Instituto, não há risco dos benefícios serem bloqueados devido à prova de vida, ao menos por enquanto.
É importante ressaltar também que, mesmo com a mudança, os beneficiários que preferirem podem procurar uma instituição bancária física para realizar a prova de vida.
Ou, ainda, comprovar que está vivo por meios digitais, como acessando o aplicativo Meu INSS ou o site do INSS. Também podendo ligar para o número 135 e realizar o processo de prova. Mas lembre-se: as unidades físicas do INSS não oferecem o serviço de prova de vida.
Fonte: https://seucreditodigital.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário