terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Mais de 2.300 novos soldados da Polícia Militar vão reforçar a segurança no Ceará, parte da formação foi em Tauá

 

Com propósito de expandir iniciativas importantes para o bem-estar dos cearenses, como a criação de novos territórios do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e a interiorização do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Governo do Ceará nomeou, nesta terça-feira (20), 2.387 novos soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A governadora Izolda Cela assinou a nomeação, no Centro de Eventos do Ceará, ao lado do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; e de outras autoridades.

O reforço proporcionará um acréscimo de 13% no total de servidores na corporação. Sobre o aumento no efetivo, a governadora reforçou a importância dos investimentos na Segurança Pública. “Nós temos, ao longo desses anos, marcas muito importantes de melhorias no processo de investimentos e de qualificação do sistema de Segurança Pública. Só nessa área de pessoal, exatamente para garantir pessoas para os serviços, são, ao longo desses anos, mais de 20 mil profissionais que ingressaram nos quadros da Segurança Pública, nas diversas áreas. Além disso, todo o esforço para melhorar estruturas, equipamentos e garantir mais integração, algo fundamental para a qualidade. Inclusive, na estrutura da segurança pública, nós temos o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) já ocupado em parte e oferecendo uma condição de trabalho muito mais adequada, além dos equipamentos disponíveis para os profissionais e tudo da melhor qualidade”, pontuou Izolda Cela.

Os novos soldados fazem parte da primeira turma no novo modelo de formação, após a alteração na Lei Estadual nº 13.729. Os aprovados no concurso da Polícia Militar já iniciaram o curso como militares estaduais, na condição de alunos-soldados e agora passam à condição de soldados prontos.

Os soldados participaram de uma formação iniciada em junho de 2022, que encerrou em dezembro deste ano, totalizando uma carga horária de 1.400 horas/aula, realizadas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

As aulas aconteceram simultaneamente na sede da Aesp e em unidades da PMCE, distribuídas nos municípios de Fortaleza; Caucaia; Maracanaú; Paracuru; São Gonçalo do Amarante (Pecém); Maranguape; Sobral; Tianguá; Canindé; Crateús; Itapipoca; Russas; Jaguaribe; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Quixadá; Iguatu; Tauá e Crato.

Com disciplinas que priorizam os procedimentos operacionais, princípios básicos dos direitos humanos, mediação de conflitos, entre outros, os novos soldados se sentem preparados para atender às demandas da sociedade cearense.

A expectativa agora é para a distribuição desses novos policias, com o 13º Batalhão de Tauá recebendo um bom reforço. 

Fonte: Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário