segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Câmara Municipal de Tauá aprova vários projetos na última sessão ordinária do ano de 2022

 

Comandada pelo Presidente Genival Coutinho, foi realizada nesta segunda-feira (12) a última sessão ordinária do ano de 2022 da Câmara Municipal de Tauá. Os vereadores Fúlvio Gonçalves e Ronaldo Filho não estiveram presentes e justificaram suas ausências. A Câmara realiza ainda no próximo dia 15 uma sessão solene para entrega de títulos de cidadania e medalhas, entrando assim em recesso até o final do ano. 

Um grande número de matérias deu entrada no grande expediente na sessão e por se tratar da última do período, foram aprovados regime de urgência indo para a ordem do dia. Alguns questionamentos e debates surgiram durante a votação, mas todos tiveram a urgência aprovada. 

Aprovado por unanimidade, projeto de autoria do vereador Luis Tomaz, que dispõe sobre a denominação de Maria Julia Moreira da Silva 'CRAS" na Vila Joaquim Moreira, distrito de Marrecas. 

Aprovado projeto 102 do executivo que institui o Sistema Financeiro de Conta Única no âmbito do Poder Executivo do Município de Tauá, regulamenta a aplicação do art. 76-B do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, incluído pela Emenda Constitucional nº. 93/2016. Justifica que a centralização de todos os recursos e aplicações do Tesouro em um sistema de Conta Única é uma prática amplamente conhecida como essencial para a gestão eficiente das disponibilidades de caixa de qualquer governo, sendo adotado pelo Governo Federal desde 1988 e em diversas Unidades da Federação. 

VEJA O PROJETO

Aprovado o projeto de lei 103, do poder executivo, que fixa o vencimento base dos servidores municipais, ocupantes do cargo efetivo de Secretário Escolar, no valor de R$ 2.716,00 (dois mil, setecentos e dezesseis reais), para a carga horária de 40h/s (quarenta horas semanais). O vencimento aplica-se aos servidores ativos e aos estabilizados nos termos do art. 19 da Constituição Federal de 1988. 

CONFIRA O PROJETO

Aprovado o projeto 104, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o direito previsto no artigo 7º, inciso VIII, da Constituição Federal de 1988, aos Agentes Políticos do Poder Executivo. Diz o projeto no artigo 1º que fica assegurado aos Agentes Políticos do Município de Tauá - Estado do Ceará, ocupantes dos cargos de Secretário, Superintendente e equivalentes, o direito constitucional ao décimo terceiro salário, com base no valor integral do subsídio ou remuneração. Uma emenda do vereador Chico Neto estende a medida para os vereadores. 

CONFIRA O PROJETO

Aprovado o projeto 105, que dispõe sobre a Política de Regularização Fundiária Urbana do Município de Tauá. Visa regularizar uma grande quantidade de imóveis irregulares no Município. 

CONFIRA O PROJETO

Aprovado projeto de lei do vereador Welhington Urbano, onde fica denominada com o mesmo nome a extensão da Rua João Rodrigues de Matos, a partir do cruzamento da Rua Ana Gonçalves de Oliveira a BR -020, no bairro José Holanda Lima. Também de autoria do parlamentar foi aprovado o projeto que dispõe sobre denominação de Emília Leonardo de Oliveira, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do distrito de Inhamuns. 

Aprovado projeto do executivo, que dispõe sobre o procedimento para a instalação, no Município de Tauá – Ceará, de Infraestrutura de Suporte à Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, nos termos da legislação federal vigente. Segundo o vereador Marco Aurélio, visa a chegada da tecnologia 05 G em Tauá, prevista para janeiro. 

Aprovado também o projeto 111, do poder executivo, que dispõe sobre o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) de créditos tributários ou não tributários, no âmbito do Município de Tauá. 

CONFIRA O PROJETO

O projeto 112, de autoria do executivo, modifica o Código Tributário do Município de Tauá. Esse foi aprovado com 12 votos favoráveis e uma abstenção. O projeto é longo. 

CONFIRA O PROJETO

Aprovado com 11 votos favoráveis, 01 contra e uma abstenção, o projeto do executivo que autoriza ao Poder Executivo Municipal a contratar, com garantia da União Federal, operação de crédito com o Banco do Brasil S.A. O valor é de R$ 75.000.000,00, destinados a financiar investimentos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade ambiental, eficientização energética (energia solar e biogás), infraestrutura viária, mobilidade. urbana e rural, desenvolvimento tecnológico e recursos hídricos, segurança pública e paisagismo.

CONFIRA O PROJETO

Aprovado ainda o projeto que concede licença a Prefeita e a Vice-Prefeita Municipal de Tauá para se ausentarem do País, por período superior a 10 (dez) dias. 

Outros projetos, requerimento e muitas moções também foram aprovados na sessão. 

VEJA A PAUTA COMPLETA

ASSISTA A SESSÃO

Repórter Edy Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário