sábado, 1 de outubro de 2022

Divulgada pesquisa Ipespe para o governo do Ceará


A nova pesquisa Ipespe para governador do Ceará mostra os candidatos Elmano Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) empatados tecnicamente na liderança, com Roberto Cláudio (PDT) na terceira colocação. A pesquisa contratada pelo O POVO traz Elmano com 39% das intenções de votos válidos. Wagner tem 37%. Roberto Cláudio aparece com 23%. Zé Batista tem 1%. Votos válidos é a forma oficial como a Justiça Eleitoral divulga o resultado das eleições, desconsiderando brancos e nulos. 

Na pesquisa estimulada em votos totais, na qual aparecem brancos, nulos e indecisos, Elmano Freitas tem 33%. Capitão Wagner caiu para 31%. Roberto Cláudio aparece com 20%. 
Na pesquisa Ipespe anterior, divulgada em 22 de setembro, Capitão Wagner tinha 37% e agora registra queda de seis pontos percentuais. Elmano estava na segunda colocação e tinha 28%. Na nova pesquisa, o petista registra crescimento de cinco pontos percentuais. Os movimentos de ambos ocorrem por fora da margem de erro de 3,2%. Em relação à última pesquisa, RC oscila positivamente com um ponto.

O Ipespe ouviu mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-07388/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02064/2022.

Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamento ou são perguntas com múltiplas alternativas de resposta.

Pesquisa estimulada - votos válidos
Elmano Freitas (PT): 39%
Capitão Wagner (UB): 37%
Roberto Cláudio (PDT): 23%
Zé Batista (PSTU): 1%

Pesquisa estimulada - votos totais
Elmano Freitas (PT): 33% (+5)
Capitão Wagner (UB): 31% (-6)
Roberto Cláudio (PDT): 20% (+1)
Zé Batista (PSTU): 1% (+1)
Branco/Nulo/Nenhum: 7% (-1)
Não sabe / Não respondeu: 8% (0)

Chico Malta e Serley Leal não atingiram 1%. 

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário