sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Divulgada pesquisa Real Time para o governo do Ceará


Restando apenas dois para o primeiro turno das eleições de 2022, que acontece no próximo domingo, 2 de outubro, o candidato Elmano Freitas abriu (PT) vantagem na liderança na disputa pelo Governo do Ceará, segundo a nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta sexta-feira, 30. O levantamento mostra o petista com 39% das intenções de voto, sete pontos percentuais a mais que Capitão Wagner (UB), que tem 32%. Roberto Cláudio (PDT) fica em terceiro com 18%.

Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 23 de setembro, Elmano cresceu oito pontos percentuais, enquanto Wagner oscilou positivamente um ponto. Ambos haviam registrado 31% na série passada. O pedetista saiu de 20% para 18% no intervalo de uma semana.

Os resultados são da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Chico Malta (PCB), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto não sabem ou não responderam, 7%. 

Veja os números da pesquisa Real Time:
Elmano de Freitas (PT): 39%
Capitão Wagner (UB): 32%
Roberto Cláudio (PDT): 18%
Zé Batista (PSTU): 0%
Serley Leal (UP): 0%
Chico Malta (PCB): 0%
Brancos e nulos: 4%
Não sabem ou não responderam: 7%
Considerando os votos válidos, Elmano tem 44%, Wagner 36% e Roberto Claudio, 20%.

Para o levantamento, que foi contratado pela Record TV, o Real Time Big Data ouviu mil eleitores entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança estimado é de 95%. A pesquisa pode ser consultada no site da justiça eleitoral com o código CE-03955/2022.

Segundo turno
O instituto também testou três eventuais cenários de segundo turno com os candidatos que pontuaram. Em dois deles, Elmano aparece numericamente à frente de Wagner e Roberto Cláudio, mas ambos empatados tecnicamente pela margem de erro. O mesmo ocorre na disputa entre o concorrente do União Brasil e o pedetista, embora o ex-prefeito de Fortaleza apareça numericamente atrás. Veja os números:

Cenário 1

Capitão Wagner (UB): 44%
Roberto Cláudio (PDT): 38%
Branco e nulos: 10%
Não sabem ou não responderam: 8%

Cenário 2

Elmano Freitas (PT): 46%
Capitão Wagner (UB): 42%
Branco e nulos: 6%
Não sabem ou não responderam: 6%
Cenário 3

Elmano Freitas (PT): 43%
Roberto Cláudio (PDT): 38%
Branco e nulos: 11%
Não sabem ou não responderam: 8% 

Fonte: O Povo

Um comentário:

  1. O mês do levantamento está como tenha sido em novembro, conserta lá Edy

    ResponderExcluir