Governo do Ceará e a companhia aérea Azul anunciam nesta quarta-feira (10) a volta da malha comercial para cidades do interior do estado. Os municípios que vão receber os voos serão Crateús, Iguatu, Sobral e São Benedito, com partidas de Fortaleza.
Os destinos serão adicionados aos já anunciados em junho - Aracati e Jericoacoara. As operações serão realizadas pela subsidiária da Azul, a Azul Conecta.
Os voos fazem parte de um processo de aproximação pelo qual têm passado o Ceará e a Azul e renderá alíquotas de ICMS mais baixas para a aérea, de 6%. A companhia é vital para o desenvolvimento de destinos regionais, em que aeronaves com menos de 100 assentos são obrigatórias.
O anúncio é de suma importância para a continuação da retomada da aviação no Ceará pós-pandemia, justamente na componente que mais faz falta hoje ao estado: a aviação comercial regional e sub-regional. Muito já comentei em fóruns especializados que, certamente, das 10 maiores regiões metropolitanas do Brasil, Fortaleza tem a menor malha regional.
Por que isso acontece? Teria o Ceará menos demanda percentual que os demais centros?
Terminantemente não! Sobretudo na volta da pandemia, cada destino novo que é lançado em Fortaleza, está “pegando” rápido.
Apenas é questão que as companhias aéreas líderes em Fortaleza não possuem as aeronaves corretas para o modal regional. É um hiato de produto do próprio mercado.
E isso é bom de perceber, com a chegada de companhias como a Voepass e a Azul Conecta, mais do que os destinos, devem ser comemoradas as chegadas das aeronaves certas para desenvolver o regional e sub-regional.
O QUE SIGNIFICARÁ TER OS NOVOS VOOS?
Objetivamente, o translado de Fortaleza para importantes centros do interior do estado é menos dispendioso em custo e em tempo.
Hoje só há um único voo regional consolidado no Ceará, mas que sequer opera diariamente: Fortaleza-Juazeiro do Norte. Em dias que não há o voo, como às terças-feiras, são mais de 500km de estradas mal-conservadas (como a BR-116) de viagem e 10h de cansaço para fechar um negócio, visitar um familiar ou ir a um casamento no cariri cearense.
PANDEMIA CANCELOU OS VOOS
Os voos para os destinos do interior cearense renascem depois de terem sido prematuramente cancelados (menos de 2 meses após o lançamento) logo no início da pandemia, em março de 2020. À época, os voos eram realizados pela companhia Two Flex, coligada com a Gol.
Durante a pandemia, a Azul comprou a frota da Two Flex e lançou a Azul Conecta, já voando para vários destinos em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba (Patos) e Pernambuco (Serra Talhada, Caruaru).
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário