O município de Várzea Alegre, na região do Cariri, recebeu a maior chuva de 2022 nas últimas 24 horas. Foram 200 milímetros entre as 7h do sábado (16) e as 7h deste domingo (17), de acordo com balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Imagens da cidade mostram que, com a intensidade do evento, ruas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela água. Moradores utilizam baldes e rodos para retirar o excesso.
As precipitações se concentraram durante a madrugada. A Funceme também registrou acumulados expressivos nas cidades vizinhas de Granjeiro (86 mm) e Cariús (61 mm).
Ainda segundo a Fundação, as chuvas foram provocadas por áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, assim como efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa.
Até hoje, o maior acumulado havia sido registrado entre os dias 9 e 10 de abril, em São Gonçalo do Amarante, com 179 mm. Em terceiro, ficam os 140 mm em Maranguape, ocorrido do dia 2 para 3 de março. As duas cidades ficam na Região Metropolitana de Fortaleza.
Até a próxima segunda-feira (18), o Ceará deverá apresentar condições para chuva em todas as macrorregiões. Os principais eventos, de intensidades variadas, são esperados para a faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.
Ao longo do fim de semana e ainda na segunda, as chuvas são esperadas ao longo do dia. No caso do litoral, incluindo o de Fortaleza, os registros deverão se concentrar entre madrugada e manhã, assim como no Cariri”, completa a Funceme.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário