A plataforma Meu INSS passará por atualização nesta sexta-feira (2) e permitirá que mais usuários realizem a prova de vida por biometria pelo aplicativo. Segundo o INSS, cerca de 6.580.056 de pessoas estão aptas a fazer a prova de vida por meio do aplicativo.
Para isso, é necessário ter a biometria facial cadastrada no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Departamentos de Trânsito (Detran), pelo Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Nem todos os segurados podem fazer a atualização pelo celular. Ao acessar o meu INSS, o segurado descobre se está apto ou não a prosseguir com a prova de vida pela biometria. Caso não seja contemplado, é preciso ir até a sua agência bancária para realizar o procedimento.
MUDANÇAS
Desde fevereiro, parte dos pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode realizar a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS, sem sair de casa.
Anteriormente, era preciso ligar para a Central de Atendimento 135 para confirmar o recebimento da carta de concessão.
Cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios, segundo o Governo Federal. Assim que a etapa é concluída, o acesso ao valor é desbloqueado.
Quem teve o benefício cessado ou bloqueado também pode realizar a prova de vida pelo aplicativo, caso tenha biometria.
VEJA COMO FAZER A PROVA DE VIDA PELO CELULAR NO MEU INSS
Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;
Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.
CALENDÁRIO DA PROVA DE VIDA
O novo cronograma terá como critério o mês de aniversário da pessoa segurada. Veja a sua data:
Aniversário em março e abril/2020 - Nova prova de vida em junho/2021
Maio e junho/2020 - Nova prova de vida em julho/2021
Julho e agosto/2020 - Nova prova de vida em agosto/2021
Setembro e outubro/2020 - Nova prova de vida em setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 - Nova prova de vida em outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 - Nova prova de vida em novembro/2021
Março e abril/2021 - Nova prova de vida: dezembro/2021
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário