A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) divulgou, em coletia nesta terça-feira (21), que há 45% de probabilidade de o Ceará ter chuvas acima da normal. O prognóstico climático refere-se aos meses entre fevereiro e abril deste ano. Ainda conforme o balanço, há 35% de chances de o Estado ter chuvas dentro do normal e 20% de serem abaixo.
Quando comparado ao igual período de 2019, quando a Funceme indicou 40% de probabilidade de chuvas ficarem acima da média, 35% dentro da média e 25% abaixo da média.
De acordo com a Funceme, na Região Sul do Ceará a categoria mais provável é em torno da normal, enquanto que na Região ao Norte cearense a categoria mais provável é acima do normal.
Conforme a Fundação, notou-se, nas últimas semanas, "expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico".Além disso, os ventos alísios de Nordeste, no Atlântico tropical, mostraram-se um pouco mais enfraquecidos, "o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo a localizada próxima ao norte da região Nordeste".
O prognóstico indica que há uma tendência de redução das precipitações ao longo da estação chuvosa e que há um gradiente espacial norte-sul, esperando-se na Região Sul do Estado, menores anomalias de chuva.
As chuvas devem ser distribuídas com uma tendência média do volume acumulado e, assim, não foi apontado um mês com maior nível de precipitação. Nas áreas com climatologia mais expressiva, como litoral e região serrana, há maior possibilidade de ocorrer os chamados eventos extremos de chuva em que a orientação é de acompanhar as previsões diárias e semanais divulgadas pela Funceme.
As chances de ter El Nino é menor. O Pacífico não deve influenciar negativamente o regime de chuvas de fevereiro a abril.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário