Em 1999, Bill Gates escreveu um livro chamado “A Empresa na Velocidade do Pensamento”. A obra trazia previsões que, na época, devem ter soado absurdas, por serem extremamente futuristas.No entanto, quase duas décadas depois, a realidade é que as previsões do bilionário revelaram-se estranhamente precisas. Gates previu, por exemplo, que “as pessoas iriam carregar pequenos dispositivos, que permitiriam que elas estivessem em contato constantemente e fizessem negócios de qualquer lugar”. Hoje, os smartphones sequer podem ser considerados novidade.
Sites de comparação de preço
“Serviços automáticos de comparação de preços serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas consultem os valores em muitos websites ao mesmo tempo, tornando tarefa simples encontrar o produto mais barato em qualquer que seja o segmento.”É muito fácil buscar por um produto no Google ou na Amazon e consultar diferentes preços. Sites como o norte-americano NexTag e o brasileiro Buscapé são feitos especificamente para prestar o serviço.
Dispositivos móveis
“As pessoas vão carregar pequenos dispositivos que as permitirão estar em contato constantemente e fazer negócios de onde quer que estejam. Elas serão capazes de ler notícias, consultar os voos que reservaram, obter informações sobre mercados financeiros ou, basicamente, fazer qualquer outra coisa por meio destes dispositivos.”Smartphones, e agora smartwatches, fazem tudo isso e muito mais.
Pagamentos e financiamentos instantâneos online e serviços de saúde melhores por meio da internet
“As pessoas vão pagar suas contas, administrar suas finanças e comunicar-se com seus médicos por meio da internet.”A tecnologia não foi capaz de alterar os serviços de saúde do mesmo jeito que a Uber alterou o transporte, mas há sites que tornam muito mais fácil encontrar médicos e agendar consultas. Há ainda startups que estão tentando mudar a estrutura de um consultório médico ao oferecer planos mensais para serviços online ou orientados por dados. É possível também conseguir empréstimos online por meio de sites como o Geru e realizar pagamentos muito facilmente por meio de ferramentas como o PayPal.
Assistentes pessoais e a internet das coisas
“Companheiros pessoais vão conectar e sincronizar todos os seus dispositivos de uma maneira inteligente, estejam eles em casa ou no escritório, e permitirão que eles troquem dados. O dispositivo vai checar seus emails ou notificações e apresentar a informação de que você precisa. Quando você for ao supermercado, poderá informar quais receitas você quer preparar e ele vai gerar uma lista dos ingredientes que você precisa comprar. Ele vai informar todos os dispositivos que você usa sobre suas compras e horários, permitindo que eles se ajustem automaticamente ao que você estiver fazendo.”O Google Now, um assistente inteligente presente nos dispositivos móveis, está começando a seguir nesta direção. Ao mesmo tempo, dispositivos inteligentes, como o Nest, coletam dados de sua rotina diária e ajustam automaticamente a temperatura da casa. Há, ainda, uma onda de ferramentas controladas por voz, como o Echo, da Amazon, e o Google Home.
Monitoramento residencial online
“Vídeos constantes de sua casa, que informarão quando alguém visitar enquanto você não estiver por lá, se tornarão comuns.”A Google já comprou a Dropcam, fabricante de câmeras de vigilância residenciais, por US$ 555 milhões em 2014. Mas este foi apenas o começo. A Ring produz uma câmera inteligente para campainhas que permite que você veja quem está na porta. Há, ainda, câmeras como a PetCube, que permitem controlar um laser para brincar com os animais de estimação enquanto você não estiver em casa.
Redes sociais
“Websites privados para seus amigos e sua família se tornarão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos.”Dois bilhões de pessoas já usam o Facebook para ver o que seus amigos estão fazendo e planejar eventos. Há também o Snapchat, o Instagram, o WhatsApp e o Messenger, além de uma explosão de redes sociais menores que mais do que satisfazem a previsão inicial.
Ofertas promocionais automatizadas
“Um software saberá quando você reservou uma viagem e usará a informação para sugerir atividades no destino. Além disso, vai sugerir descontos, ofertas e preços mais baratos para todas as coisas que você quiser fazer.”Websites de viagem, como o Expedia e o Kayak, oferecem propostas com base nos dados de compras anteriores. O setor de publicidade do Google e do Facebook oferece anúncios promocionais baseados na localização e nos interesses do usuário.
Sites de discussão esportiva ao vivo
“Enquanto estiver assistindo a competições esportivas na televisão, serviços vão permitir discussões sobre o que está acontecendo ao vivo e entradas em apostas.”Muitas redes sociais permitem isso, com o Twitter na liderança (chegando até a transmitir alguns jogos ao vivo). É possível, também, deixar comentários em tempo real em sites de esporte, como no da ESPN.
Publicidade inteligente
“Dispositivos terão publicidade inteligente. Eles vão conhecer suas tendências de compras e exibir propagandas adaptadas as suas preferências.”Basta olhar para as propagandas que você vê no Facebook ou no Google: a maior parte dos serviços de publicidade online tem essa ferramenta, em que anunciantes podem mirar em usuários com base no histórico de cliques, interesses pessoais e padrões de compra.
Fonte:www.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário